Feirão da Resistência e da Reforma Agrária

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Período de execução do projeto 26/09/2018 a 26/03/2019 .

O projeto “Feirão da Resistência e da Reforma Agrária” tem como foco a articulação entre a cultura camponesa e a cultura urbana promovendo um evento mensal de cultura integrada e popular que se caracteriza como uma Feira Livre com entrada gratuita contendo a venda de produtos da agroecologia, apresentações e oficinas artístico-culturais variadas.

Site: https://web.facebook.com/movimentodosartistasderua.londrina/ https://web.facebook.com/movimentodosartistasderua.londrina/

Valor (R$): R$20.000,00

Descrição

O projeto “Feirão da Resistência e da Reforma Agrária” tem como foco de atuação o trabalho de articulação entre a cultura camponesa e a cultura urbana promovendo um evento mensal de cultura integrada e popular que se caracteriza como uma Feira Livre com entrada gratuita contendo a venda de produtos da agroecologia, produtos artesanais e apresentações e oficinas artístico-culturais variadas. A proposta nasce de um coletivo que se forma a partir da relação entre integrantes do MARL (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina), integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), além de artesãos/feirantes/artistas de outros grupos culturais que desde 2017 vem realizando o evento de modo independente. A coordenação do projeto cultural e do coletivo do Feirão é da agente cultural e agricultora Jovana Aparecida Cestille. Nesse sentido, a ação central do projeto consiste em realizar seis edições do Feirão da Resistência e da Reforma Agrária de novembro a março de 2018 no espaço do Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias 3241) sempre no segundo sábado do mês das 9h às 17h.
O processo de articulação entre a cultura camponesa e cultura integrada e popular se constitui um processo de pesquisa e estudo, que se materializa na Feira Livre saberes e sabores que trabalham com a cultura camponesa, bem como os saberes populares diversos da cultura urbana de Londrina e região. Nesse sentido, nossa proposta é democratizar o circuito cultural independente da cidade promovendo apresentações culturais e oficinas formativas que serão selecionadas através de um chamamento público, ampliando assim nossa rede de colaboradores, para além dos parceiros já integrados na organização do evento, além de contribuir para ampliação do público-participante.

ContraPartida

O projeto objetiva fortalecer e ampliar o circuito cultural da cidade através da democratização de acesso da população londrinense a uma programação cultural de qualidade e gratuita, além de propiciar um ambiente de valorização e comercialização da produção artesanal da cidade e de assentamentos/cooperativas rurais nos distritos/municípios da região Metropolitana de Londrina estimulando um segmento importante da economia criativa da cidade que integra mídia, arte, comunicação e agroecologia. Alguns tópicos/metas são apresentados abaixo:
- Realizar 6 edições do evento totalizando 18 atrações culturais (entre apresentações e oficinas formativas) durante sua execução.
- Difundir a cultura popular e integrada em uma feira livre no centro da cidade;
- Disseminar as práticas culturais da agroecologia, artesanato e artes de rua;
- Oferecer programação cultural de qualidade/gratuita para cidade;
- Articular as práticas culturais do camponesas (Lerroville) e as práticas culturais do contexto urbano (grupos da região central e das periferias) em um evento articulado;
- Contribuir para comercialização de produtos da agroecologia e do artesanato;
- Registrar através de fotografias, vídeos e artes gráficas o evento cultural “Feirão da Resistência e da Reforma Agrária” articulando arte e tecnologia;

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Danilo Lagoeiro

Batuqueiro, ávido por vadiagem e escuta poemas não publicados.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem