Usina Cultural

Concebida como um centro de pesquisa, criação, produção e intercâmbio artístico, a Usina Cultural nasceu da iniciativa de três grupos teatrais de Londrina (Boca de Baco, Mambembom e Mezanino), no ano de 2002. Prestes a completar 20 anos, a Usina integra o programa de Vilas Culturais, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina.

Site: http://usina-cultural.blogspot.com.br/

E-mail: contatousinacultural@gmail.com

Telefone Público: (43) 3324-7531

Endereço: Av Duque de Caxias, 4159 , Centro, 86026-070, Londrina, PR

CEP: 86026-070

Logradouro: Av Duque de Caxias

Número: 4159

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Londrina

Estado: PR

Descrição

𝐁𝐑𝐄𝐕𝐄 𝐇𝐈𝐒𝐓𝐎́𝐑𝐈𝐂𝐎
Concebida como um centro de pesquisa, criação, produção e intercâmbio artístico, a Usina Cultural nasceu da iniciativa de três grupos de Londrina (Boca de Baco, Mambembom e Mezanino) no ano de 2002, que montaram um projeto para colocar em prática a produção teatral aliada à ocupação de espaço e à formação de público. Aproveitando sua localização central, próxima a tradicionais bairros de Londrina, a Usina se propôs a ocupar e humanizar o espaço, contribuindo para atrair novos frequentadores à região e formar novos públicos. Atualmente, abriga ensaios, espetáculos, oficinas de formação e aperfeiçoamento no campo das artes cênicas. Ponto de apoio e difusão de projetos independentes e eventos consolidados na cidade, a Usina Cultural também integra outras linguagens: música, literatura, circo, audiovisual, gastronomia e cultura popular. Desde 2017 a Usina Cultural é reconhecida pelo [extinto] Ministério da Cultura como Ponto de Cultura.

𝐕𝐈𝐋𝐀 𝐂𝐔𝐋𝐓𝐔𝐑𝐀𝐋
Em 2005, a Usina tornou-se uma Vila Cultural (programa de ocupação de espaços urbanos patrocinado pela Prefeitura Municipal de Londrina - Programa Municipal de Incentivo à Cultura), estabelecendo uma relação de proximidade com as pessoas ao envolver artistas, produtores e comunidade em seu projeto de ocupação artística, através do qual abriga pesquisas, ensaios e montagens de diferentes grupos teatrais de Londrina, além da circulação e difusão de conteúdos artísticos diversos, muitos dos quais também fomentados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROMIC e tantos outros viabilizados de forma autônoma e independente.

𝐈𝐍𝐅𝐑𝐀𝐄𝐒𝐓𝐑𝐔𝐓𝐔𝐑𝐀
• Sala de Espetáculos (formato caixa preta - 11,65 x 10,80 m), com arquibancadas para 90 lugares. O espaço possui estrutura de som e iluminação cênica e conta com rider básico de equipamentos para utilização.

• Sala Multiuso (formato galpão, com 223m²) amplo espaço de trabalho para oficinas, ensaios, cursos e pesquisas.

• Quintal (espaço aberto, com aproximadamente 200m²) - espaço de convivência.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem